domingo, 21 de março de 2010

Como funcionam os termômetros

Se você observar dentro de sua própria casa, encontrará alguns dispositivos diferentes cuja função é detectar ou medir alterações da temperatura.

O termômetro de bulbo é o termômetro de vidro comum que você conhece desde criança. Ele contém um tipo de líquido, geralmente, mercúrio e

trabalha em cima de um princípio simples: um líquido muda seu volume conforme sua temperatura é alterada. Os líquidos ocupam menos espaço quando estão frios e ocupam mais espaços quando estão quentes

Há vários outros tipos de termômetros, cada um usando uma diferente propriedade da matéria que exiba alguma alteração ao experimentar uma variação de temperatura.

Para medir uma temperatura usando o termômetro de bulbo coloca-se o termômetro em contato com o objeto. Após certo tempo, verifica-se que a altura da coluna se estabiliza porque o termômetro atinge a mesma temperatura do objeto. Nessas condições, dizemos que o termômetro e o objeto atingiram uma situação de equilíbrio térmico.


ESCALAS TERMOMÉTRICAS


Escala Celsius

É a escala usada no Brasil e na maior parte dos países, oficializada em 1742 pelo astrônomo e físico sueco Anders Celsius (1701-1744). Esta escala tem como pontos de referência a temperatura de congelamento da água sob pressão normal (0°C) e a temperatura de ebulição da água sob pressão normal (100°C).

Escala Fahrenheit

Outra escala bastante utilizada, principalmente nos países de língua inglesa, criada em 1708 pelo físico alemão Daniel Gabriel Fahrenheit (1686-1736), tendo como referência a temperatura de uma mistura de gelo e cloreto de amônia (0°F) e a temperatura do corpo humano (100°F).

Em comparação com a escala Celsius:

0°C=32°F

100°C=212°F

Escala Kelvin

Também conhecida como escala absoluta, foi verificada pelo físico inglês William Thompson (1824-1907), também conhecido como Lorde Kelvin. Esta escala tem como referência a temperatura do menor estado de agitação de qualquer molécula (0K) e é calculada apartir da escala Celsius.

Por convenção, não se usa "grau" para esta escala, ou seja 0K, lê-se zero kelvin e não zero grau kelvin. Em comparação com a escala Celsius:

-273°C=0K

0°C=273K

100°C=373K


Importante saber!


A temperatura mais baixa que se pode atingir é -273 ºC, temperatura esta denominada zero absoluto. Os cientistas já conseguiram valores muito próximos a ela mas não foi possível atingí-la.





Nenhum comentário: